Baú das HQs :X-Men Era do Apocalipse 1997



A Saga Era do Apocalipse lançada em Junho de 1997, começa com o mutante Legião, filho do Professor Charles Xavier voltando no tempo para matar Magneto, o maior inimigo de seu pai e dos X-Men. Porém no momento em que iria realizar seu plano ,o próprio Xavier interfere e acaba morrendo no lugar de Magneto.A morte do Professor X provoca mudanças drásticas no futuro. Legião imediatamente deixa de existir, já que seu pai morreu antes que ele nascesse.

Tocado pelo sacrifício "burro" de Xavier, Magneto adota sua politica de convivência pacífica entre humanos e mutantes.

Enquanto isso o poderoso mutante Apocalipse, ciente da morte de Xavier,começa a sua guerra "idiota'' pela supremacia dos mais fortes, dez anos antes do que havia começado na verdadeira linha do tempo. Quando Magneto fundou os X-Men no lugar de Professor X, Apocalipse já havia estabelecido seu poder absoluto.Ele reinava sobre a América do Norte a partir da cidade de New York, renomeada como Ilha de Apocalipse e declarou a seus cavaleiros o governo sobre os demais territorios que não foram destruídos.Enquanto isso, Magneto treina jovens mutantes que tem como seus pupilos para combater os cavaleiros de Apocalipse.

São eles: Selvagem, Morfo, Colossus, Mercúrio, Homem de Gelo,Tempestade, Feiticeira Escarlate(que é assassinada por Holocausto), Noturno, Blink, Dentes-de-Sabres e Vampira que é casada com Magneto e os dois tem um filho chamado Charles.
Todos sabemos que os irmãos Summers, Ciclope e Destrutor são respectivamente lideres dos X-Men e do X-Factor.

Na Era do Apocalipse, eles são pupilos do diabolico geneticista conhecido como Sr.Sinistro . Os Summers são os mais terríves instrumento do mestre supremo.
Da mesma forma encontramos Wolverine, a Arma X e Jean Grey "sem a Fênix" com o rosto tatuado, lutando lado a lado e o romance, nunca concretizado finalmente acontece neste novo universo. Neste universo modificado nunca existiu equipes como Vingadores, Quarteto Fantástico,etc. A história muda quando Bishop recupera suas memórias e convence Magneto que a realidade foi alterada e a única maneira de conserta-la é derrotar Apocalipse.Enquanto Magneto decide coordenar todas as equipes da resistência num confronto contra Apocalipse, a União Europeia decide criar naves para levar os humanos para o espaço.



Durante a saga diversos títulos se desdobraram. Eis alguns e a participação de seus personagens na trama:

Astonishing X-Men:Grupo formado por Vampira, Solaris, Morfo, Blink, Dentes de Sabre e Selvagem, que tem como missão impedir o genocídio de humanos promovido por Holocausto, filho de Apocalipse.

X-Calibre: Neste título Noturno e Mística partem em busca de Avalon, um refúgio para humanos e mutantes, na tentativa de encontrar Irene Adler, a Sina, uma mutante capaz de observar o futuro. Magneto desejava usar Sina para confirmar que Bishop dizia a verdade.Os heróis terminaram numa luta desesperada para salvar Avalon dos agentes de Apocalipse.

Gambit and the X-ternals: O herói e seu grupo de ladrões(Mancha Solar, Jubileu, Fortão e Lila Cherney)receberam de Magneto a missão de roubar um pedaço do cristal M´Kraan, capaz de reescrever a realidade. O grupo acabou passando por diversos problemas como: um confronto com a Guarda Shiar, um duelo com Rictor e a traição de Fortão, que raptou o Charles, filho de Magneto e Vampira.

Generation Next: Um grupo de jovens mutantes treinados de forma cruel por Colossus e sua esposa Kitty Pride.

Weapon X: Neste título Wolverine, que não tem uma mão, e sua eposa Jean Grey, auxíliam a resitência européia .Eles acabaram descobrindo que os humanos planejavam jogar bombas atômicas sobre a América, o que leva Jean voltar para alertar seus amigos.

Amazing X-Men: Mercúrio, Homem de Gelo, Tempestade, Banshee, Exodus e Cristal ao tentarem levar os humanos da America para a Europa acabaram confrotando A Irmandade de Mutantes e Abismo, servos de Apocalipse.

Factor X: O título mostrava um dos grupos de Apocalipse, a Força Mutante de Elite, formada pelos irmãos Ciclope e Destrutor junto a Míssil, Amazona e os também irmãos Bedlam, Estrela Polar e Aurora.Esse grupo é responsável pela segurança do laboratório de Hank McCoy, o cruel cientista que trabalha sob a supervisão de Sr. Sinistro.Ciclope acabou se voltando contra o grupo e ao lado de Jean Grey tentou salvar os humanos antes do ataque nuclear.

X-Man: O título mostrou Nathan, um ser criado em laboratório pelo Sr. Sinistro, usando o DNA de Scott Summers e Jean Grey, vivendo com seu mentor Forge e um grupo de resistência.Quando o grupo é morto pelas forças de Apocalipse, Nate libera seu poder e confronta o vilão.

Por fim, todas as equipes do bem, acabam se reunindo num ataque final a Apocalipse.Nate Grey confrontou Holocausto e o feriu com um pedaço do cristal M´Kraan, enquanto Magneto entrou em combate direto com Apocalipse e o destrói. Illyana e Sina acabaram usando o cristal para enivar Bishop ao passado, que matou Legião e impediu o assassinato de Xavier.P ouco antes do ataque nuclear europeu, o universo voltou ao normal.

Alguns personagens, após o fim da saga, conseguiram escapar para o universo 616(o universo oficial da Marvel). São eles: o X-Man (Nate Grey, contraparte de Cable da Era de Apocalipse), o Fera Negro (contraparte de Fera, que no universo 616 ficou conhecido como Fera Negro), Sugar Man (Homem Doce), Blink e Holocausto. A vinda destes personagens para a linha de tempo oficial dos X-Men foi entrelaçada com antigos eventos das revistas. O X-Man chegou à Terra 616 no "presente" e foi um dos principais responsáveis pela derrota de Massacre. O Fera Negro viajou para vinte anos antes da viagem de Legião ao passado e influenciou os eventos do arco de histórias Massacre de Mutantes. Sugar Man forneceu ao governo de Genosha a tecnologia que eles usaram para escravizar mutantes. Blink se tornou líder de uma equipe formada por mutantes retirados de suas realidades alternativas originais, os Exilados. Já Holocausto se envolveu com o Clube do Inferno e com Massacre.

A saga se mostrou muito popular entre os fãs e até hoje seu universo é abordado em mini e especiais como os clássicos "What if...".
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Tiago
admin
28 de janeiro de 2011 às 10:56 ×

Massa meu, estou atrás das edições da saga. Eu tinha quase toda e tenho algumas ainda, mas sabe como é? O cara vai emprestando e outras vão sumindo...hehe

Parabéns Tiago.
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário